Dia da Favela terá comemoração com artesanato, oficina e shows no Centro do Recife; confira a programação completa
Celebrado nesta quinta-feira (4), o Dia da Favela tem programação gratuita no Recife com feira de artesanato, oficina de fotografia, atividades infantis e shows na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, na área central da cidade.
Dois ícones pernambucanos das favelas são homenageados pelo evento no Recife: a cantora de brega Palas Pinho e um dos fundadores da Nação Zumbi, Gilmar Bolla 8. Os dois também fazem show nesta quinta.
“Hoje o dia é de resistência, estamos vivos nessa pandemia e o que nos trouxe aqui é a arte da música. Vários amigos ficaram para trás com a violência e a gente conseguiu entrar nesse caminho por causa da arte e da música”, afirmou Bolla 8.
A data foi instituída devido ao fato de que foi em 4 de novembro de 1900 o primeiro registro do nome “favela” em documentos oficiais. De acordo com a Cufa, isso aconteceu no Rio de Janeiro, na 10° Circunscrição de polícia da época, quando o Morro da Providência, na Zona Central da cidade, foi chamado de favela.
A feira de artesanatos conta com a presença de 20 mães e empreendedoras moradoras de favelas da Região Metropolitana do Recife. Os estandes ficam expostos até às 19h na Praça do Arsenal, local onde também acontece o resto da programação.
Confira programação completa
- Das 9h às 19h: Feira de artesanato e gastronomia de Favelas.
- 10h30: Entrega de livros doados pela Bienal do Livro de Pernambuco a bibliotecas comunitárias
- 12h: Show das Amigas do Brega
- 14h: Oficina de fotografia com celular com Elimar Caranguejo
- 16h: Show infantil com a banda Alegria de Brincar
- 17h: Apresentação do Maracatu Nação Cambinda Estrela
- 18h: Show de Gilmar Bolla 8 e convidados