Olha! Recife oferece passeios pela memória negra, cais e pátios da cidade
Interessados podem se inscrever gratuitamente, a partir desta sexta-feira (5), pelo site. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o Olha! Recife a pé deste domingo (7) traz o passeio Janelas para o rio. O circuito tem saída às 9h, da Praça do Arsenal e segue pelo centro, passando por locais que contam com vista privilegiada para os rios Capibaribe e Beberibe. No roteiro, os participantes irão conhecer pontes, cais, monumentos e parte da evolução da cidade com suas ilhas e aterros feitas ao longo dos séculos. O antigo Cais da Lingueta, no Recife Antigo; o Cais do Apolo, onde é possível encontrar vestígios da velha igreja do Corpo Santo nas calçadas; Cais da Alfândega; Cais do Imperador; e a Rua da Aurora, fazem parte da programação.
Quem optar por um tour de bicicleta, terá a opção, também no domingo, de fazer o roteiro Pátios das Igrejas, com saída às 9h da Praça do Arsenal. Este circuito irá apresentar a história dos templos e do traçado urbano influenciado pelas igrejas. No roteiro, estão locais como o Pátio de São José do Ribamar, Pátio do Terço, Pátio do Livramento, no bairro de São José, passando ainda pelo Pátio de Santa Cruz, na Boa Vista.
Na quarta-feira (10), uma nova opção de roteiro a pé levará os inscritos para o tour Recife Afro. A saída também acontece na Praça do Arsenal, mas às 14h. O passeio percorrerá locais da memória negra na cidade, apresentando edifícios, monumentos e personagens que contribuíram para a formação da capital pernambucana. Na rota, estão o baobá da Praça da República, os Pátios de São Pedro e do Terço, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o monumento a Dona Santa.
Os roteiros fazem parte de mais de 300 opções que são realizadas ao longo do ano, dentro do projeto de sensibilização turística da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. Todos os passeios são gratuitos e comandados por guias de turismo. Os interessados em participar podem se inscrever nesta sexta-feira (5), pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h.