Vini Castello inaugura comitê e reforça discurso de representação negra, periférica e LGBT na Alepe
O vereador de Olinda e candidato a deputado estadual pelo PT, Vini Castello, inaugurou o seu comitê na noite desta sexta-feira (02) na cidade alta. Com a presença de diferentes representações do estado e do Partido dos Trabalhadores, Castello recebeu seus apoiadores reforçando o discurso de que está pronto para retomar o espaço das minorias no Poder Legislativo.
O evento foi marcado por falas marcantes. A cacica Valquiria Kyalonan, da etnia karaxuwanassu e uma das fundadoras da associação indígena em contexto urbano Karaxuwanassu- ASSIKUKA, ressaltou a luta de Vini pelos povos indígenas. “Vini é gente da gente. Ele sente o que a gente sente. Somos mais de cinco mil indígenas no estado e 911 em Olinda. Desde a independência nossos opressores nos oprimiram de todos os modos. Agora, somos todas as lutas juntas. Estamos aqui para dizer fora, Bolsonaro! Estamos com Vini e vamos estar sempre”.
A luta contra a lgbtfobia foi um dos temas mais abordados pelos presentes, que mostraram acreditar na representatividade do então vereador de Olinda dentro da Assembleia Legislativa. “Nós precisamos fazer a renovação de quadros, precisamos colocar nossos corpos na Alepe. O parlamento precisa ter nossa cara LGBT, jovem e preta. Esse lugar não nos é dado, mas sim conquistado com muito suor. No dia 02 de outubro nós temos a obrigação de fazer diferente em busca desse lugar, vamos votar em Vini Castello”, afirmou Rivânia Rodrigues, secretária da setorial LGBTQIA+ do PT.
Uma Mensagem de apoio também chegou de Bia Caminha, vereadora do PT de Belém do Pará. Através de vídeo, Carlos Veras e Teresa Leitão, que estavam cumprindo agenda por Pernambuco, mostraram que estão torcendo pela eleição de Vinicius. “Que você chegue na Alepe com a força da sua representação e esse mandato maravilhoso que você já faz em Olinda”, disse a candidata ao senado pela Frente Popular.
Apesar de estarem na corrida eleitoral em partidos diferentes, Castello também recebeu o apoio de candidatos da federação de partidos PSOL-Rede, Robeyoncé Lima, que disputa a vaga na Câmara Federal; Dani Portela, também candidata a deputada estadual, e da postulante a vice-governadora, Alice Gabino.
Ao discursar, Vini Castello mostrou que segue com coragem de transformar Pernambuco. “Essa candidatura não é um grito só de justiça, mas de retomada. Na Alepe nós vamos ter autonomia de potencializar quem nunca foi potencializado. Essa candidatura é uma carta aberta que reúne toda a minha coragem. A coragem de me expor, de me colocar como opção, mesmo sabendo que posso ser vítima de diversas violências. Mas esse medo não vai ser maior do que a coragem de mudar Pernambuco e o país!”.
Também discursaram em apoio a Vini Castello, Martha Almeida, coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado; Débora Gonçalves, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE; Rosano Carvalho, secretário estadual de Saúde do PT; Rejane Barbosa, do Coletivo Mulheres Periféricas e LGBT de Peixinhos; Martvs Chagas, secretário nacional do combate ao racismo do PT; e Vivi Farias, candidata a deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores.
Durante o evento, Vini lançou seu segundo jingle, um brega funk cantado pela cantora Rayssa Dias, famosa por ter colocado as mulheres no topo do segmento musical.