Governadora Raquel Lyra anuncia crescimento na movimentação de cargas em Suape
Na comparação com o mesmo período de 2022, o porto teve aumento de 5% no volume de cargas.
O Porto de Suape, sexto atracadouro público brasileiro em movimentação de cargas, encerrou o primeiro semestre deste ano com crescimento de 5% nas operações em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 12,1 milhões de toneladas. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra durante reunião no Complexo Administrativo de Suape, na Região Metropolitana do Recife.
“O crescimento da movimentação em Suape é mais uma reafirmação da retomada da confiança do setor empresarial em Pernambuco. Tivemos números excelentes na geração de empregos e, agora, o aumento da movimentação de cargas no porto. Estamos trabalhando para atrair novos negócios, para permitir que o nosso Estado entre em uma nova economia”, destacou Raquel Lyra, que esteve no local acompanhada da sua vice, Priscila Krause.
Suape registrou 768 atracações de navios entre janeiro e junho, número 7% superior aos seis primeiros meses do ano anterior (718). O faturamento bruto do porto foi de mais de R$ 148 milhões. “Tudo indica que aquela retomada de confiança à qual nos referimos desde que assumimos essa gestão está, de fato, gerando resultados. Temos muito ainda para construir, mas o básico que precisávamos fazer para mexer com Pernambuco, já está acontecendo”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC), Guilherme Cavalcanti.
Segundo o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, o progresso do porto está atrelado à sua localização estratégica, infraestrutura e ao uso de novas tecnologias, proporcionando mais celeridade no embarque e desembarque de mercadorias. “Nossa posição é privilegiada, não só em relação ao Nordeste, como a todos os continentes. Estamos próximos dos grandes centros da Europa e dos Estados Unidos, e isso tem sido um grande fator de atração de novos negócios”, enfatizou.
De acordo com o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os granéis líquidos e gases representaram 71,1% (8.657.205 toneladas) da movimentação semestral do Porto de Suape, seguidos de cargas conteinerizadas (22,3% e 2.714.329 t), granéis sólidos (4,4% e 532.528 t) e carga geral solta (2,2% e 271.950 t). As rotas de longo curso de granéis líquidos ligam o atracadouro pernambucano a países diversos, a exemplo de Singapura, Estados Unidos, Gana, Holanda, Turquia, Argentina, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, entre outros.
O hub de veículos, o maior do Norte/Nordeste, opera com exportação, importação e operação de transbordo. No semestre, registrou aumento de 59%, com embarque/desembarque de 42.123 unidades de marcas e fabricantes diversos. O porto é a porta de saída para os carros da Stellantis, produzidos na fábrica da Jeep, em Goiana, e da Fiat, em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México. No setor de importação, recebe unidades da Toyota e General Motors (GM), além de realizar operação de transbordo de veículos fabricados no Uruguai e na Argentina e distribuídos para vários países do continente americano a partir de Pernambuco.
Também participaram da agenda o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; o executivo de Atração de Investimentos da SDEC, Maurício Laranjeiras; o executivo de Articulação Institucional da pasta, Carlos Sant’Anna; o executivo de Gestão, Marcelo Loyo; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, além da diretoria de Suape.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom